Lançado originalmente em 2006 e revisto em 2008, Cultura da Convergência, do co-fundador do Programa de Estudos de Mídia Comparativa do MIT e um dos maiores pesquisadores da atualidade, Henry Jenkins, busca investigar e compreender as mudanças trazidas pelas convergências de mídias, sejam elas culturais, econômicas e até sociais.
Na obra, muito utilizada em cursos de Comunicação Social, Jenkins investiga o alvoroço em torno das novas mídias e expõe as importantes transformações culturais que ocorrem à medida que esses meios convergem. Revolucionando, dessa forma, o modo de se encarar a produção de conteúdo em todo o mundo.
Além da explicação dos conceitos teóricos que tornam a obra “o livro de cabeceira” dos grandes pensadores de mídia do planeta, Cultura da Convergência também apresenta diversos cases da indústria midiática desde: famdom de Harry Potter, que produz suas próprias histórias, enquanto os executivos se debatem para controlar a franquia até como Matrix levou a narrativa a novos patamares, criando um universo que junta partes da história entre filmes, quadrinhos, games, websites e animações.
A edição lançada pela Aleph está ampliada e atualizada, trazendo também um capítulo inédito sobre o YouTube.
Avaliações
Não há avaliações ainda.